Nomes diferentes para meninas portuguesas

em 28/12/16



Não é absurdo associarmos a popularidade de um nome ao seu nível de beleza, mas uma coisa nem sempre implica a outra. Há nomes maravilhosos, que caíram no esquecimento da maioria dos portugueses, mas que reúnem todas as características para serem usados numa menina nascida em 2017. A lista que se segue pretende ilustrar que há nomes bonitos fora do top 50, para todos os gostos: 


  • Aida
  • Alegria
  • Alma
  • Amália
  • Amélia
  • Anamar
  • Angelina
  • Antónia
  • Assunção
  • Aura
  • Bela
  • Belém
  • Betina
  • Branca
  • Caetana
  • Carmo
  • Cecília
  • Celeste
  • Clarinha
  • Dália
  • Dalila
  • Domingas
  • Eduarda
  • Eleonor
  • Elisa
  • Emanuela
  • Emília
  • Eugénia
  • Eurica
  • Felícia
  • Flor
  • Flora
  • Frederica
  • Geórgia
  • Graça
  • Guiomar
  • Heloísa
  • Irene
  • Iria
  • Isabel
  • Julieta
  • Lavínia
  • Lea
  • Lídia
  • Lília
  • Lívia
  • Liz
  • Lorena
  • Lúcia
  • Luz
  • Maude
  • Melina
  • Mercedes
  • Mercês
  • Noémi
  • Olívia
  • Paz
  • Penélope
  • Pia
  • Pilar
  • Pureza
  • Rosa
  • Rosarinho
  • Rosário
  • Salomé
  • Sancha
  • Serena
  • Siena
  • Sol
  • Tamára
  • Teodora
  • Teresa
  • Teresinha
  • Valentina
  • Vera
  • Violeta
  • Viviana
  • Ximena
  • Zara




11 comentários:

  1. Da lista, gosto:
    - Amélia, Belém, Caetana, Carmo (Carminho), Elisa, Flora, Frederica, Irene, Liz (associo sempre à Marisa Liz, uma pessoa/artista de quem gosto mesmo muito), Luz (Maria Luz), Maude (invulgar, mas gosto bastante), Mercês (prefiro Mercês a Mercedes), Olívia (cada vez mais comum, por isso, não o considero "diferente"), Rosarinho, Salomé, Teresa (um clássico que não é tão comum como Isabel ou Luísa, mas não considero diferente), Valentina e Violeta.
    Caetana e Frederica também não são propriamente "diferentes", simplesmente não encontramos uma tão facilmente como Leonor ou Matilde. Mas percebo a seleção, visto que se guiou pelos que não se encontram no Top 50.

    ResponderEliminar
  2. Adoro: Amália, Caetana, Dália, Dalila, Elisa, Isabel, Flora, Frederica, Olívia (Favorito), Sancha, Siena (Favorito)
    Gosto: Aida, Amélia, Emília, Guiomar, Irene, Julieta, Luz, Penélope, Pureza, Salomé, Serena, Teresa, Violeta, Viviana e Zara
    Adorava ver mais meninas com estes nomes! Seria tão refrescante!

    ResponderEliminar
  3. Usava Amélia, Elisa, Lívia, Lília, e Vera

    ResponderEliminar
  4. Adoro Dalila, Alma, Aura e Luz.
    Gosto de Amália, Dália, Elisa, Emília, Guiomar, Lília, Liz, Mercês, Noémi, Olívia, Teresa, Valentina e Vera.
    Simpatizo com Caetana, Cecília, Celeste, Flor, Heloísa, Julieta e Penélope.
    Nesta categoria acrescentava o nome Corália que adoro <3

    ResponderEliminar
  5. Esta aí o nome da minha filha, Zara :) claro que é o meu preferido da lista! Também adoro Dalila, Flor, Guiomar, Violeta, Teodora, Valentina, Lídia, Rosa, Sancha... tantos! Adorei essa lista.

    ResponderEliminar
  6. Filipa, acho a sua lista muito mais apelativa do que o top 50! Na minha opinião, só falta aí Alix, um dos meus nomes invulgares favoritos...

    Adoro os nomes com inicial "A", especialmente Amélia, Amália, Antónia e Assunção... Branca, Celeste, Emília, Guiomar, Julieta, Lavínia, Valentina e Viviana também me enchem as medidas, mas acho que o único "grupo" que compete com as "A"'s no meu coração são as meninas "virtuosas": Mercês, Pureza, Pia e Paz =) ("Pilar" já conheço muitas XD )

    Também considera Serena um nome virtuoso ou, como eu, acha que ele se insere mais no grupo dos simultaneamente antigos (romanos) e modernos?

    ResponderEliminar
  7. Falta o nome Marcela. Não é que me agrade, mas conheci uma pequenina com este nome. E pode agradar a outros.

    ResponderEliminar
  8. Faltou Oriana e Oceana que são nomes lindos e diferentes

    ResponderEliminar
  9. A minha filha nasceu em 2015 e chama-se Maria Antónia. Na nossa selecção inicial estavam vários desta lista (Salomé, Amélia, Pilar entre outros) todos maravilhosos. Mas são de facto impopulares... 90% das vezes que me perguntam o nome da minha filha e respondo 'Antónia' segue-se um silêncio reprovador. Os outros 10% adoram o nome. Espero que no futuro ela se orgulhe do lindo nome que tem! Bom ano e obrigada pelos posts sempre tão interessantes.

    ResponderEliminar
  10. Da lista tirarira Amélia,Carmo,Rosa, Rosário e Viviana porque que continuam a ser nomes bem comuns na nossa sociedade e Eleonor porque acho que é inglês demais para ser algum dia significativo em Portugal acho . Acrescentaria Concha e Maria do Mar que acho que vêm a ganhar muita visibilidade.
    Dos nomes que mais gostei da lista são: Branca,Dalila, Julieta,Luz e Serena( que tem vindo a ganhar um grande apreço meu)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)